DIA MUNDIAL DO HAMBÚRGUER

Hoje oficialmente é o Dia Mundial do Hambúrguer.
Para comemorar esse delicioso dia, vamos contar um pouco da sua história.
Segundo historiadores, o hambúrguer é uma contribuição do lendário exército do imperador mongol Gengis Khan, que viveu no século XIII e foi um dos maiores conquistadores da História, dominando a Ásia, o Oriente Médio e a Europa Oriental.
Seu gigantesco exército era formado por 150 mil soldados. Para alimentar tanta gente, a carne de caça era transportada entre a sela e o lombo dos cavalos. Assim, a carne virava uma pasta salgada pelo suor do animal, que depois era moldada em forma de bolas achatadas bem fáceis de comer entre uma batalha e outra.
Esse processo foi sendo difundido através do tempo até que no século XVII um açougueiro de Hamburgo, na Alemanha, ficou sabendo da preparação consumida pelos Mongóis e decidiu moer os pedaços de carne, em vez de amassá-la. Com a carne moída ele temperou a massa e a modelou no formato de pequenos bifes arredondados e temperados.
Assim, os bifes de carne moída, que eram saborosos e baratos, tornaram-se populares em Hamburgo, mas ainda sem o pão que caracterizaria o sanduíche.
No início do século XIX, os primeiros imigrantes alemães da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos. Ou seja, 6 milhões de alemães trazendo a receita em sua bagagem, e a maioria desembarcou no porto de Nova York. Em 1836, o Del Monico’s, restaurante da cidade, foi o primeiro a incluir o “Hamburger Sandwich” em seu cardápio.
Então podemos afirmar que foram os americanos que tiveram a idéia de colocar o bife grelhado no meio do pão, dando cara ao sanduíche mais consumido nos Estados Unidos e apreciado em todo o mundo.
Com o estilo de vida cada vez mais acelerado, o hambúrguer foi se tornando o protagonista do conceito “fast food” – uma refeição simples, rápida e fácil de ser consumida em pouco tempo. Assim ele foi ganhando proporção industrial no seu preparo e virou “linha de montagem”, acrescido de molhos e outros recheios.
A partir de 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial e a consolidação da marca “McDonald’s”, o hambúrguer definitivamente conquistou o mundo.